4G LTE: Entenda de uma vez por todas o que é e como funciona

person

Dry Telecom

schedule

5 min. de leitura

date_range

Postagem: 21/02/2024

date_range

Atualização: 22/02/2024

4G LTE: Entenda de uma vez por todas o que é e como funciona
Acessibilidade:

Fala, DryLover! Hoje vamos falar sobre um assunto que tem gerado muitas dúvidas: o que é o 4G LTE e como ele funciona. Continue por aqui para entender melhor!

 

O que é o 4G LTE?

 

O LTE (Long Term Evolution) nada mais é do que o padrão de comunicação para a quarta geração da tecnologia móvel (4G), funcionando como infraestrutura para permitir a distribuição de banda larga.

Esse sistema é uma evolução das gerações anteriores (2G e 3G), e tem como objetivo proporcionar uma conectividade mais rápida e eficiente.

 

Vantagens do 4G LTE

 

Essa tecnologia apresenta muitas vantagens, como:

  • velocidade de dados mais rápida: oferece velocidades de download teoricamente até 100 Mbps (Megabits por segundo) e upload de até 50 Mbps. Permite acessar arquivos grandes e conteúdos, de forma mais rápida em relação às tecnologias anteriores;

  • baixa latência: reduz consideravelmente o tempo que leva para os dados viajarem de um dispositivo para a rede e vice-versa, o que resulta em uma experiência de comunicação em tempo real e sem interrupções;

  • maior capacidade de rede: permite que mais dispositivos possam se conectar simultaneamente sem comprometer a qualidade do serviço;

  • compatibilidade global: uma vez que o 4G LTE é uma tecnologia padronizada para o mundo todo, dispositivos compatíveis podem se conectar a redes LTE em diferentes países e regiões sem problemas de compatibilidade.

 

Outros tipos de 4G 

 

No Brasil, a quarta geração de redes móveis evoluiu e hoje, além do próprio LTE que falamos acima, pode ser encontrada em outras duas versões.

 

4G+ (LTE-Advanced)

 

O 4G+, também conhecido como LTE-Advanced, é uma evolução do LTE que:

  • oferece velocidades de dados mais rápidas e maior capacidade de rede;

  • utiliza técnicas avançadas de agregação de portadoras e antenas MIMO (Multiple Input Multiple Output) para aumentar a largura de banda disponível;

  • fornece velocidades de download teoricamente até 300 Mbps ou mais, dependendo da implementação da operadora.

 

4.5G (LTE-A Pro ou LTE-Advanced Pro)

 

O 4.5G, também chamado de LTE-A Pro ou LTE-Advanced Pro, é uma etapa intermediária entre o LTE-Advanced e o 5G. Ele:

  • introduz novas tecnologias, como agregação de portadoras de banda larga (CA de banda larga), Massive MIMO e MIMO de feixe, para melhorar ainda mais o desempenho e a eficiência da rede;

  • oferece velocidades de download teoricamente até 1 Gbps (Gigabit por segundo) ou mais em condições ideais.

 

Mas afinal, como funciona o 4G LTE?

 

O funcionamento do 4G LTE se dá por meio de uma combinação de técnicas avançadas de modulação de sinal, divisão de frequência e tempo, antenas MIMO, tecnologias de banda larga e gerenciamento de interferência. Tudo isso permite oferecer uma conectividade móvel rápida, confiável e de alta qualidade. 

 

Modulação de Sinal

 

O LTE utiliza técnicas avançadas de modulação de sinal para transmitir os dados com mais eficiência e rapidez. Isso envolve a codificação e modulação dos dados em sinais de rádio que são transmitidos entre o dispositivo do usuário e a estação base da operadora de telefonia móvel.

 

Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA) e Divisão de Tempo (TDMA)

 

O LTE também divide a frequência disponível em múltiplos canais de rádio, cada um com uma largura de banda específica. Dentro de cada canal, o tempo é dividido em intervalos para acomodar múltiplos usuários, o que permite que vários dispositivos se comuniquem simultaneamente, compartilhando os recursos da rede.

Antenas MIMO (Multiple Input, Multiple Output)

 

O LTE usa técnicas de antenas MIMO, que envolvem o uso de múltiplas antenas tanto no dispositivo do usuário quanto na estação base. Isso melhora a qualidade do sinal e permite uma transmissão de dados mais rápida e confiável.

 

Tecnologia de Banda Larga

 

O LTE suporta larguras de banda significativamente maiores em comparação com as gerações anteriores, o que possibilita uma transmissão mais rápida de dados e aguenta diversos serviços e aplicativos, como streaming de vídeo em alta definição e videochamadas de alta qualidade.

 

Gerenciamento de Interferência

 

O LTE utiliza algoritmos avançados para minimizar a interferência entre os sinais de rádio, garantindo uma comunicação mais confiável e estável, mesmo em áreas com muitas pessoas.

 

E onde entra o 5G nessa história?

 

É comum, depois de tudo que falamos por aqui, se perguntar: mas e o 5G? Se engana quem pensa que a chegada dele vai atrapalhar o funcionamento do 4G. Para que o 5G funcione, ele depende da infraestrutura do 4G, pois utiliza o mesmo núcleo de rede. Portanto, uma tecnologia não anula a outra.


E aí, deu para esclarecer suas dúvidas e entender mais sobre o 4G LTE? Caso não tenha conseguido, não se preocupe, clique aqui e fale conosco!