Ataque de Phishing na Apple: entenda tudo e veja como se proteger!
Segundo relatórios da KrebsOnSecurity, site sobre segurança da informação, usuários da Apple estão enfrentando ataques de Phishing. Entenda mais!
O que é Phishing?
Antes de tudo, é fundamental entender o que é Phishing. Então, vamos lá:
O Phishing é um golpe virtual em que um criminoso se passa por um perfil confiável de uma pessoa ou empresa, com o intuito de conseguir informações pessoais e confidenciais da vítima.
O golpista envia e-mails ou mensagens de texto chamativas divulgando serviços falsos, como promoções, cobranças ou avisos, contendo links. Ao clicar no link, a pessoa é redirecionada para páginas falsas e é orientada a fornecer seus dados pessoais.
Como estão sendo os ataques de Phishing na Apple?
Os ataques de Phishing na Apple, mencionados pela KrebsOnSecurity, envolvem solicitações de redefinição de senha e tem se tornado cada vez mais frequentes.
Os invasores têm explorado brechas nos sistemas de autenticação em duas etapas e tem enviado diversas mensagens para os dispositivos das vítimas, buscando persuadi-las a aprovar uma alteração de senha do ID Apple.
Como é possível ver na imagem, aparecem várias notificações nos dispositivos das vítimas, tornando seu uso mais difícil e levando-as a clicar nas notificações.
Para ficar mais claro, o ataque funciona da seguinte forma:
-
Usuário recebe a mensagem para a redefinição de senha;
-
Usuário clica em ‘’Permitir’’ para alterar a senha;
-
Invasores passam a ter acesso à conta Apple do usuário e bloqueiam seu acesso.
Caso o usuário não responda às notificações, os invasores podem até ligar, fingindo ser da Apple, na tentativa de obter a senha de uso único enviada ao número de telefone dele.
Como se proteger do ataque de Phishing?
Apesar de se tratar de uma ''nova forma de Phishing’’, há algumas maneiras de se proteger. Dá uma olhada:
Ignore as mensagens
Se você ignorar, o golpe não vai acontecer! Então, caso receba uma mensagem de redefinição de senha, não faça nada, apenas ignore. Você também pode limpar as notificações, uma por uma.
A maioria das empresas respeitáveis, como a Apple, não solicita informações de identificação pessoal ou detalhes da conta enviando tantas mensagens como estão fazendo.
Ative a chave de recuperação
Ative a chave de recuperação, também conhecida como chave reserva, do ID Apple. Ela é composta por um código de 28 caracteres gerado aleatoriamente.
Para configurar uma chave reserva, atualize o dispositivo para a versão mais recente e depois siga o passo a passo:
-
Em Ajustes, toque em seu nome e, em seguida, toque em ‘’Início de Sessão’’ e ‘’Segurança’’. Talvez seja necessário inserir a senha do ID Apple;
-
Toque em ‘’Recuperação de Conta’’;
-
Toque em ‘’Chave Reserva’’, ative a opção ‘’Chave Reserva’’, depois toque em ‘’Usar Chave Reserva ‘’e digite o código do dispositivo.
-
Anote a chave reserva e mantenha-a em um lugar seguro.
-
Para concluir a configuração, confirme a chave reserva inserindo-a ou digitalizando-a.
Conclusão
O ID Apple se tornou um alvo frequente para golpes de Phishing principalmente por muitas pessoas terem os produtos da marca e, consequentemente, o Apple ID.
Seguindo tudo o que foi falado por aqui, você não só vai se proteger do golpe, como também manter seus dados e conta em total segurança, como deve ser.
Parece golpe por ser bom demais, mas não é!
Estamos falando da Dry Telecom, uma operadora móvel digital, que proporciona conexão de qualidade, atendimento 100% humanizado e disponível, experiência de compra totalmente online e até 25GB de bônus todos os meses!
Seja Dry e aproveite a qualidade de uma operadora de verdade!