Mobile tech: a transformação na telefonia do Brasil. Você vem?
Se eu te disser que o futuro da telefonia no Brasil será pré-pago, você vai acreditar?
Pode até parecer loucura, mas essa é a pura verdade. A tendência do setor de telecomunicações é o crescimento dos pré-pagos. Sortudo é quem já percebeu essa tendência e está aproveitando para surfar a onda.
Todos, na sociedade moderna, estão de alguma forma dependentes dos celulares, afinal, nunca foi tão fácil conseguir um serviço de uma operadora de telefonia. Mas não se engane: fácil não quer dizer de qualidade.
A telefonia sempre foi um dos setores mais criticados no Brasil. Seja pela qualidade do serviço, preços abusivos ou contratos de fidelidade, uma coisa é certa: quase todo mundo tem uma história ruim com as operadoras. As pesquisas ao longo dos anos provam que os brasileiros não estão satisfeitos.
A telefonia no Brasil em números — o sinal verde para a transformação!
- A banda larga é o setor de telecomunicações com pior avaliação em 2021. No Índice de Satisfação Geral (ISG), que vai até 10, as linhas pré-pagas obtiveram a média de apenas 7,82 e as pós-pagas 7,39;
- mais de 258 milhões de chips têm acesso à telefonia móvel;
- 58% dos internautas têm celular como único dispositivo de acesso à internet;
- 46,3% dos mais de 258 milhões de celulares que têm acesso à telefonia móvel têm celular pré-pago.
Fontes: Infográfico setorial de telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) (dados de março de 2022) e Pesquisa telefonia móvel 2022 (estatísticas)
Esse cenário não é de hoje. Mas onde há problemas há espaço para soluções.
Por anos, o Brasil teve a atuação quase exclusiva de quatro empresas de telefonia. Isso fez com que se tornasse difícil, para não dizer quase impossível, investir nesse setor.
Contudo, ao longo dos últimos 20 anos, a área de telefonia tem sofrido grandes transformações e hoje abriu um leque de oportunidades para os investidores.
O ponto de virada desse cenário aconteceu em 2010, quando a Anatel aprovou a atuação de MVNOs no Brasil.
MVNO é a sigla em inglês para mobile virtual network operator, que em língua portuguesa significa operadora móvel de rede virtual. É uma operadora de telefonia virtual com funcionamento idêntico ao das operadoras “tradicionais”, porém não possui uma rede ou infraestrutura.
As MVNOs podem até ser novas no Brasil, mas esse modelo de negócio já foi bem consolidado na Europa e nos Estados Unidos. Nessas regiões, sua participação no mercado é superior a 5%, chegando a 40% em países como Holanda e Alemanha, por exemplo.
E aqui está a nossa transformação do setor de telefonia e oportunidade de negócio que falei para você no início do texto.
Segundo estudos, a quantidade de celulares vinculados a MVNOs ainda representa menos de 1% no Brasil, mas os indicadores demonstram que esses modelos de empresa estão ganhando status e protagonismo atingindo crescimento de 36% entre 2019 e 2020.
O consumidor mudou, não quer mais do mesmo. Ele quer empresas de telefonia que ofereçam mais qualidade no serviço e encontra nas MVNOs tudo aquilo que estava procurando.
Dry Telecom: o futuro da telefonia está aqui!
Pioneira no segmento de operadora móvel com rede virtual, a Dry Telecom tem em seu currículo lançamentos bem-sucedidos de operadoras de celular digitais no Brasil, tais como: LariCel, Tricolor Chip, Fala Timão, FLUmobile e Chipeixão.
Nascida para transformar o mercado de telefonia neste país, a Dry Telecom tem cativado clientes por meio da qualidade do serviço, atendimento personalizado e benefícios exclusivos.
A Dry Telecom é a prova viva de que estratégia, inteligência, execução impecável e o propósito alinhado às necessidades dos consumidores tornam uma boa ideia ainda maior do que o esperado.
O futuro da telefonia é agora, é mais tecnológico, mais inovador e ainda mais próximo de quem realmente importa: os clientes.
E você está preparado para essa mudança?