15 curiosidades da primeira Libertadores do São Paulo FC!

person

Dry Telecom

schedule

3 min. de leitura

date_range

Postagem: 04/04/2024

date_range

Atualização: 05/04/2024

15 curiosidades da primeira Libertadores do São Paulo FC!
Acessibilidade:

O São Paulo FC começa hoje, 04/04, a busca pela 4° Libertadores. Já em clima de jogo, que tal relembrar a primeira conquista do tricolor e saber curiosidades dela? Siga por aqui!

Em 17 de junho de 1992, o São Paulo FC dava seus primeiros passos para se tornar o gigante que é hoje, conquistando a América pela primeira vez, em um jogo histórico contra o Newell’s Old Boys da Argentina.

Como foi a primeira conquista da Libertadores?

Para chegar à inédita conquista, o São Paulo FC enfrentou o Newell’s Old Boys em dois confrontos, o primeiro na Argentina e o segundo no MorumBIS. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o tricolor chegava na partida de volta com a obrigação de ganhar e fazer bonito.

Para o jogo no MorumBIS, o time, treinado pelo lendário Telê Santana, entrou em campo com um verdadeiro esquadrão: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Müller (Macedo), Palhinha e Elivélton.

O efeito foi positivo: vitória por 1 a 0, com gol de pênalti do ídolo e capitão Raí, aos 22 minutos do segundo tempo. O resultado era bom, mas não o suficiente, uma vez que no agregado estava empatado em 1x1.

Com isso, a decisão ficou para os pênaltis. Com um 2x2 no placar das penalidades, Zetti defendeu o último pênalti do Newell’s e o São Paulo FC se sagrou campeão da Copa Libertadores da América de 1992.

15 curiosidades da campanha da 1ª Libertadores

A campanha do tricolor para a primeira conquista da Libertadores da América foi histórica. Então, veja 15 curiosidades sobre ela:

1. A Libertadores não era prioridade

Inicialmente, a Libertadores não era prioridade para o técnico Telê Santana, que focava mais no Campeonato Brasileiro. Imagina se fosse, heim?!

2. O São Paulo FC usou os reservas na estreia

Na estreia da Libertadores, Telê Santana poupou os titulares por conta de um clássico contra o Palmeiras, que ocorreria dois dias depois pelo Brasileirão. Dessa forma, a campanha da Libertadores de 1992 começou com os reservas. 

3. O São Paulo FC estreou com derrota 

Apesar de ter sido campeão, o São Paulo, que vinha de um título brasileiro, estreou na Libertadores de 1992 com derrota. O tricolor perdeu para o Criciúma, que havia conquistado a Copa do Brasil de 1991, por 3 a 0 no estádio Heriberto Hulse. 

BLOG: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, agora é MorumbiS

 

4. Depois da estreia, o São Paulo FC não perdeu na fase de grupos 

Após a derrota na estreia, o Tricolor não perdeu mais na fase de grupos. Em casa, venceu o Bolívar-BOL e o Criciúma e empatou com o San José-BOL, e fora de casa venceu o Bolívar e empatou com o San José.

5. O São Paulo FC enfrentou um time de cada país no mata-mata

Antes de chegar na decisão da Libertadores contra o Newell's Old Boys, o São Paulo eliminou o Nacional-URU nas oitavas de final, o Criciúma nas quartas e o Barcelona-EQU na semifinal.

6. Treinadores atuais estavam no elenco do Newell’s

O Newell's Old Boys era comandado pelo técnico Marcelo Bielsa, que treina até hoje, e tinha como jogadores, Tata Martino, Berizzo e Pochettino, que também são treinadores nos dias de hoje.

7. São Paulo FC só fez uma substituição na Final

No jogo da volta, Telê Santana realizou apenas uma substituição ao longo da partida: a entrada de Macedo.

8. Na final, Macedo saiu do banco e fez a diferença

Na final, depois do primeiro tempo terminar em 0 a 0, Telê Santana colocou o jovem Macedo, de apenas 22 anos, no lugar de Muller. A substituição deu certo, pois em sua primeira participação no jogo, o atacante sofreu o pênalti do gol do São Paulo FC.

9. Os gols dos jogos da final foram todos de pênaltis

Além da decisão ter ido para a disputa de pênaltis, os dois jogos também só tiveram gols de pênalti no tempo normal. Na ida, na Argentina, gol de pênalti de Berizzo e vitória de 1 a 0 do Newell’s. Na volta, gol de pênalti de Raí e vitória de 1 a 0 do São Paulo FC.

10. O São Paulo FC perdeu apenas uma cobrança na decisão

O São Paulo FC cobrou 4 pênaltis na disputa. Raí (que já havia marcado no tempo normal), Ivan e Cafu converteram, enquanto Ronaldão foi o único a desperdiçar. 

11. Newell’s Old Boys perdeu 3 pênaltis de jeitos diferentes

O Newell’s perdeu três pênaltis de três jeitos diferentes. Berizzo chutou na trave, Zamora para fora e Gamboa na mão de Zetti.

12. O artilheiro da competição foi do São Paulo FC

Palhinha foi o artilheiro da Copa Libertadores da América de 1992, com sete gols no torneio continental.

13. Palhinha jogou a Libertadores emprestado

O artilheiro Palhinha jogou a Libertadores de 1992 emprestado pelo América-MG. Depois do título, foi contratado em definitivo.

14. MorumBIS lotado na final

105.185 pessoas tiveram o privilégio de ver o São Paulo FC conquistar a América pela primeira vez. O jogo foi tão histórico que mais de 15 mil pessoas pularam catracas para assistir a partida, além de uma multidão do lado de fora do estádio.

15. Recorde de arrecadação da época

As 105.185 pessoas proporcionaram um recorde de arrecadação nacional na época: CR$1.072.490.000,00 (moeda da época).

Onde assistir o São Paulo FC na Libertadores

O São Paulo FC estreia hoje na Libertadores, contra o Talleres, às 21h, pelo horário de Brasília. O jogo vai ser na Argentina, mas com a conexão da Tricolor Chip, você assiste de onde estiver, seja no trabalho, em casa ou na rua, sem perder o sinal e com ótima qualidade. 

A partida será transmitida pela Paramount, e com a conexão da Tricolor Chip, você gasta 1,2GB para assistir ao jogo na qualidade de vídeo mais alta e ainda tem GB de sobra para navegar na Internet!

Além disso, na Tricolor Chip, você consegue assistir até 31 horas de conteúdo dentro da Paramount, ou seja, até 20 jogos por mês!

Acompanhe o São Paulo FC na Libertadores, com uma conexão 100% tricolor. Vem para a Tricolor Chip!