eSIM: dê tchau aos chips de celular convencional

person

Dry Telecom

schedule

7 min. de leitura

date_range

Postagem: 09/11/2022

date_range

Atualização: 13/06/2023

eSIM: dê tchau aos chips de celular convencional
Acessibilidade:

Você é do time que tem várias operadoras de celular? Então vai adorar o eSIM!

Já imaginou ter um celular que não precisa de chip físico? Ou então ter um aparelho com duas, ou até oito linhas sem precisar de vários chips físicos nele?

Imaginar isso há alguns anos seria loucura, mas hoje essa tecnologia já é possível e está disponível no mercado.

O setor de telefonia é um dos que mais inovam e, todos os anos, apresentam soluções para facilitar a vida dos consumidores. O eSIM é uma dessas tecnologias que promete revolucionar.

Confira no texto de hoje todos os detalhes sobre o que é e como funciona esse novo modelo de chip, além das vantagens e celulares em que ele já está disponível. Acompanhe!

 

O que é o eSIM?



A depender da sua idade, talvez você nunca tenha visto, mas a verdade é que os chips de celulares nem sempre foram tão pequenos como são nos dias de hoje.

Ao longo dos anos, eles passaram por um processo de inovação: do SIM para o microchip e deste para o nanochip. Durante muito tempo, pensamos que o nanochip seria a última versão, afinal haveria como diminuí-los ainda mais?

Aí que está a surpresa: ao invés de diminuí-lo de tamanho, por que não dispensá-lo de vez? Isso mesmo: dê tchau aos chips físicos convencionais, a era do eSIM chegou!

A verdade é que as pessoas não querem mais do mesmo: querem poder escolher quais e quantas operadoras de celular utilizar em um único aparelho. O eSIM veio justamente para facilitar essa escolha.

Mas você deve estar se perguntando: afinal, o que é o eSIM?

Também conhecido como “chip virtual”, ele nada mais é do que um tipo de chip de celular que já vem embutido no próprio aparelho.

É nessa hora que surgem duas perguntas:

  1. Como ele funciona?

  1. Qual a operadora?


O eSIM possui as mesmas funções que um chip físico, ou seja, armazena dados e contatos do usuário, além de informações sobre o plano e linha, permitindo o acesso à rede móvel e a conexão com outros aparelhos.

Quanto à escolha da operadora, a Dry Telecom é a pioneira dessa tecnologia aqui no Brasil. Foi a primeira empresa de telefonia móvel a apresentar e investir na venda de eSIM no país, pois o objetivo da operadora é oferecer serviços de qualidade, economia e comodidade aos seus clientes.

 

 

Por que chips virtuais?



Os chips são essenciais para a conexão de qualquer aparelho celular, seja apenas para conectar o WhatsApp, fazer ligações e/ou ver vídeos na internet.

Por isso não há como fugir, pois você terá que contratar o serviço de alguma operadora e consequentemente ter um chip no seu celular.

Mas por que um eSIM é a melhor opção?

Todo mundo gosta de praticidade e segurança quando falamos de serviços de telefonia, e o eSIM oferece este combo completo, confira:

  • Ter mais de uma operadora configurada no celular;

  • Realizar a configuração da operadora no celular de forma 100% remota;

  • Garantir mais segurança, visto que os dados presentes no smartphone poderão ser bloqueados facilmente em caso de perda ou roubo;

  • Permitir ser inserido em outros dispositivos de internet como tablets, relógios, etc.


Quais celulares já têm o eSIM?



O eSIM pode até ser uma tecnologia relativamente nova no mercado de telefonia, mas é apoiado pela GSMA (Sistema Global para Comunicações Móveis), que definiu o padrão para esse tipo de chip em todo o mundo.

No Brasil, essa tecnologia já está disponível em diversos aparelhos.

Apple foi uma das primeiras grandes marcas de celulares a adotar o novo modelo de chip, mas hoje já não é mais a única.

Empresas como Samsung, Huawei, Google e Motorola também já utilizam.

Mas, infelizmente, nem todos os aparelhos dessas marcas disponibilizam a tecnologia eSIM. Essa adesão ocorrerá de forma gradual, mas a tendência é que os novos celulares já cheguem nesse “novo” padrão.

Para quem usa iOS, o recurso está disponível a partir do iPhone XS, ou seja, iPhones 11, 12 e 13 são compatíveis com o eSIM e possibilitam a utilização de duas linhas no mesmo aparelho.

Essa é uma novidade incrível, considerando que há tempos atrás ter dois chips não era uma possibilidade para os usuários, já que a Apple nunca ofereceu dispositivos dual chip.

Para quem usa Android, o eSIM está disponível em aparelhos Samsung a partir do S20, Google Pixel a partir do 3 e nos modelos “top de linha” das marcas Motorola e Huawei.

Essas são apenas algumas marcas que já possuem o novo modelo de chip, mas caso você queira saber se o seu modelo de celular também tem o eSIM, o ideal é conferir no manual ou ficha técnica do seu dispositivo e confirmar se ele possui suporte para o chip virtual.

 

 

eSIM é o futuro da telefonia móvel



Viu só? A tecnologia do eSIM veio para ficar e revolucionar o mercado. A tendência é que em alguns anos, todos os celulares funcionem apenas com os chips virtuais e dispensem de vez o uso do chip físico.

Mas por enquanto, você não precisa se preocupar com essa mudança, pois terá tempo para se adaptar ao eSIM.

Espero que você tenha gostado.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário com sua pergunta ou opinião.

Que tal conferir mais novidades sobre o universo da telefonia?