Conheça o legado de Akira Toriyama, o criador do Dragon Ball!

person

Dry Telecom

schedule

3 min. de leitura

date_range

Postagem: 08/03/2024

date_range

Atualização: 18/03/2024

Conheça o legado de Akira Toriyama, o criador do Dragon Ball!
Acessibilidade:

Nesta sexta-feira, 08/03, o mundo dos animes ficou mais triste. Faleceu, aos 68 anos, Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball e o responsável por deixar um legado para diversas gerações. Fique aqui e confira a história desse gênio e de sua obra!

Certamente você já se pegou assistindo, em algum momento da vida, a saga de Goku, Vegeta e companhia. Se não assistiu de fato, ao menos viu alguma parte. Ou até então, leu os mangás da saga. 

Independente de como, Dragon Ball marcou gerações, com uma história repleta de longos combates, com muita ação e emoção, atreladas a um humor leve e envolvente. Tudo isso graças a um gênio chamado Akira Toriyama.

 

O começo de Akira Toriyama

Akira Toriyama nasceu em 1955 em Nagoya, Japão. Desde pequeno tinha o hábito de desenhar por pura diversão na escola no estilo mangá, que anos depois o consagraria. 

O que começou sendo uma arte sem pretensão, foi se tornando sério com o tempo. Akira, que tinha como inspiração Osamu Tezuka e Walt Disney, chegou a ganhar alguns concursos de desenho no ensino fundamental e no ensino médio.

Porém, seu começo no nicho específico do mangá ainda esperaria um pouco. Logo depois de se formar na escola, em 1974, decidiu seguir carreira como Designer e trabalhou em uma agência publicitária fazendo propagandas.

 

O início no mangá

Só em 1978 que Akira iniciou de vez no mangá, com a história "Wonder Island" na revista Weekly Shōnen Jump. Logo em seguida, em 1980, emplacou a série "Dr. Slump’’, que aumentou ainda mais sua fama.

O sucesso de ‘’Dr. Slump’’ foi tão grande que em 1984, Toriyama já era conhecido nacionalmente e tinha seu próprio fã clube. Mas isso não bastava para ele. O gênio decidiu encerrar a série neste mesmo ano, pois queria um desafio maior. Assim estava prestes a ser criada a obra mais famosa de sua vida.

BLOG: Web3 - VERSÃO CORRETA

A história de Dragon Ball

Em novembro de 1984, criou a obra que mudaria sua vida e de milhares de pessoas. O nome? Dragon Ball. Inspirada em um livro chinês chamado ‘’Jornada para o Oeste”, contava a história de um garoto chamado Son Goku, que treinava artes marciais e, junto de seus amigos, buscava as Esferas do Dragão.

A história foi tão para frente, que a saga, dentre tantos acontecimentos, mostrou a transição do garoto para o adulto, ou melhor, de Son Goku para Goku, um dos personagens mais famosos da história. 

A trama toda se estendeu por 11 anos (de 1984 a 1995), o que resultou em cerca de 42 volumes, cada um com uma média de 200 páginas. Além disso, o sucesso de Dragon Ball foi tão grande, que do anime se tornou uma série de televisão e até parou em videogames.



O Impacto de Dragon Ball na Indústria de Anime

Dragon Ball teve um impacto significativo na indústria de animes, ajudando a popularizar o gênero de shōnen (destinado a adolescentes do sexo masculino) em todo o mundo. Sua combinação de ação frenética, personagens cativantes e temas universais como amizade, coragem e superação de desafios conquistou uma grande audiência. 

Dragon Ball também introduziu muitos elementos que se tornaram padrão em anime e mangá, como torneios de luta, transformações poderosas e batalhas intensas.



A influência cultural de Dragon Ball 

A obra de Akira Toriyama transcendeu as fronteiras culturais e se tornou um fenômeno global, de modo que sua influência pode ser vista em diversas formas de mídia, desde videogames e brinquedos até arte, moda e esporte. Dá só uma olhada:

Os jogos de videogame do Dragon Ball também marcaram gerações.


 

Goku, Vegeta, Freeza e muitos outros…os bonecos dos personagens mais amados dos mangás são vistos por aí com frequência.


 

A história de Toriyama também chegou a ser eternizada na pele de muitas pessoas!


 

E o que falar do gênio do automiblismo Ayrton Senna posando ao lado do gênio dos mangás? Akira era fã de fórmula 1 e do piloto brasileiro tricampeão.

Toriyama ao lado de Ayrton Senna no começo da década de 1990.

 

A relação entre Toriyama e automobilismo deu tão certo que rolou até parceria: uma série de desenhos misturando os personagens de Dragon Ball e o McLaren MP4/5, carro com motor da Honda que foi pilotado por Senna em 1989 e 1990, ano do seu primeiro título na categoria.

O resultado da colaboração entre Toriyama e Senna.

 

No futebol o anime mais famoso do mundo também apareceu!

 

Até novela global se rendeu ao visual inconfundível de Goku!

 

Por fim, não poderíamos deixar de falar dos tão famosos cosplays, né?

 

O Legado de Akira Toriyama

Apesar de Akira Toriyama ter nos deixado, seu legado continua mais do que vivo. Foram mais de 45 anos se dedicando criativamente, com um talento único que garantiu o sucesso de sua obra.

Afinal, não existe uma pessoa sequer que nunca tenha ouvido falar na lenda do Super Saiyajin. Ou que nunca tenha feito um Kamehameha. Ou até mesmo que nunca tenha imitado as lutas marcantes da saga. Tudo isso prova o tamanho de Dragon Ball, capaz de entrar em diferentes meios e ser lembrado por diversas gerações até hoje. 

Graças a Akira Toriyama, muito mais do que um anime, Dragon Ball é parte da história de milhares de pessoas mundo afora. Portanto, seu objetivo foi mais do que alcançado e agora ele pode descansar.