Golpe da portabilidade: como se prevenir

person

Dry Telecom

schedule

3 min. de leitura

date_range

Postagem: 30/08/2023

Golpe da portabilidade: como se prevenir
Acessibilidade:

A ausência repentina de sinal de operadora em seu celular, juntamente com a incapacidade de realizar chamadas, enviar mensagens ou acessar a internet, pode ser um alerta precoce de um potencial golpe de portabilidade.

 

Mas antes, o que é portabilidade?

 

A portabilidade de celular é um serviço oferecido por empresas de telecomunicações que permite aos usuários trocar de operadora de telefonia móvel mantendo o mesmo número de telefone. Em outras palavras, você pode mudar de uma operadora para outra sem precisar mudar o número de telefone associado à sua linha.

 

Como funciona o golpe

 

No golpe, o criminoso solicita a mudança de número para outra operadora utilizando dados pessoais do dono da linha. Na maioria das vezes, o cliente nota quando o número para de funcionar.

 

O golpe pode ser usado para enganar sistemas de autenticação de duas etapas. Os criminosos usam informações obtidas em ações de exposição de dados, como número de celular, CPF, nome completo e outros. Isso lhes daria acesso a mensagens de texto, chamadas e possivelmente contas de mídia social ou financeira vinculadas ao número.

 

Mas o que isso significa na prática? Ao se apropriar da linha telefônica, o golpista passa a ter acesso às mídias digitais e às contas financeiras, o que lhe permite aplicar golpes em amigos e seguidores, fazendo a divulgação de propostas de investimentos se passando pela pessoa. 

 

A complexidade do golpe se dá justamente por trazer prejuízos a diversas pessoas que convivem com o afetado.

 

Mas tenha calma! Nós, da Dry Telecom, iremos te ensinar práticas de segurança para prevenir tais golpes:



Desconfiar de ligações não solicitadas

 

Nunca forneça informações pessoais ou senhas em resposta a ligações não solicitadas. Se alguém ligar alegando ser de uma operadora, desligue e entre em contato diretamente com a operadora usando informações oficiais.



Autenticação de dois fatores (2FA)

 

Ative a autenticação de dois fatores em contas online sempre que possível para aumentar a segurança.



Verificação de identidade

 

Sempre que houver solicitações para a troca de operadora ou mudanças importantes em contas, verifique a autenticidade entrando em contato com os canais oficiais da empresa. Nossos canais oferecem atendimento 24h por meio da nossa Central pelos números *288 e 10543 ou, se preferir, possuímos um chat online e humanizado.



Mudanças na Anatel

 

Nesta segunda-feira (28), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou que o usuário terá que responder a um SMS no número da linha antiga para confirmar a solicitação de troca de operadora, caso a resposta não vier em até 6 horas, o pedido é cancelado. 

 

A agência afirma, ainda, que a “assimilação das novas regras deve ser gradual”, devido às muitas mudanças que causaria em canais de vendas das operadoras.



Venha para a Dry

 

Com a Dry, você possui a segurança de confirmação de portabilidade, pois no processo de pedido de portabilidade, enviamos um SMS no nome da ABR Telecom confirmando o pedido, dando ao cliente até duas horas para responder o SMS com “sim” ou “não”, caso não haja resposta nesse período, o pedido é invalidado. Garantindo, assim, maior segurança e confiabilidade para quem vier para a Dry.

 

Além disso, nosso cliente tem até 24h para cancelar o pedido, confira aqui nosso passo a passo para trazer seu número e faça parte da Nossa Conexão!