Hardware: entenda o que é, quais são os tipos e veja exemplos!

person

Dry Telecom

schedule

4 min. de leitura

date_range

Postagem: 10/04/2024

date_range

Atualização: 10/04/2024

Hardware: entenda o que é, quais são os tipos e veja exemplos!
Acessibilidade:

No mundo da tecnologia, existem diversos termos que são importantes e que às vezes não entendemos de primeira, como o hardware, por exemplo. Hoje você entenderá tudo sobre ele! Continue por aqui.

O que é hardware?

Hardware é toda a parte física de um computador, celular, tablet, smart TV ou outro aparelho eletrônico. Portanto, é responsável por permitir o funcionamento e o desempenho correto de cada um destes aparelhos.

Categorias e exemplos de hardwares

É preciso ter em mente que o Hardware se divide em duas categorias: interno e externo.

Hardware interno

O Hardware interno é aquele que está dentro do aparelho, podendo ser uma peça fixa, colada a outros materiais, ou até mesmo removível. Sem ele, o dispositivo não funciona corretamente.

Exemplos de hardware interno:

  • Processador: também conhecido como CPU, é responsável por executar tarefas e programas, além de coordenar operações, desde navegação na web até jogos, permitindo um desempenho eficiente;

  • HD: armazena dados de forma permanente (não são apagados ao desligar o computador);

  • Memória RAM: é uma unidade de armazenamento rápido, que dá mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Então, quanto maior a memória RAM, maior a capacidade de trabalho do dispositivo;

  • Placa-mãe: a placa-mãe é a placa central de todo o aparelho, responsável por conectar e dar suporte a todos os componentes dele;

  • Placa de Vídeo: é responsável pela interação entre o usuário e aparelho, gerando imagens a partir de códigos enviados pelo processador.

    BLOG: Entenda o que é ser um cliente PRO na Dry e quais são seus benefícios!

     

Hardware externo

O hardware externo, também chamado de periférico, são todas as peças conectadas externamente a um dispositivo, para melhorar suas funcionalidades. Ele é visto principalmente em computadores.

Exemplos de hardware externo:

  • Monitor: é responsável por gerar a imagem transmitida pela placa de vídeo;

  • Pendrive: é um dispositivo de armazenamento de dados portátil e pode ser plugado em qualquer computador com porta USB;

  • Teclado: serve para o usuário digitar as informações;

  • Mouse: possibilita ao usuário direcionar o cursor e clicar em locais específicos para executar uma tarefa;

  • Impressora: permite imprimir qualquer documento que o usuário precise;

  • Fones de ouvido: possibilita escutar tudo que seja em formato de áudio e voz.

 

Quais os tipos de Hardwares?

Hardware de armazenamento

É um hardware interno, cuja função é armazenar informações e dados que foram usados e/ou salvos pelo usuário. Um bom exemplo de hardware de armazenamento é a memória RAM.

Hardware de processamento

É um Hardware interno e pode ser considerado o coração de qualquer aparelho, uma vez que tem a responsabilidade de executar tarefas e operações. O principal exemplo de hardware de processamento é a CPU (processador).

Hardware de entrada

É um hardware externo e tem a função de permitir que os usuários interajam com dispositivos eletrônicos, a partir de uma fonte externa. Entre os exemplos de hardware de entrada, estão: mouse, teclado e microfone.

Hardware de saída

É um hardware externo, responsável por exibir informações processadas pelo hardware de processamento de forma compreensível para os usuários. Os principais exemplos de hardware de saída são: monitor, impressora e projetores.

Hardware de entrada e saída

Também é um hardware externo e desempenha simultaneamente a função de entrada e saída. Ou seja, pode tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo, como também enviar.

Entre os exemplos de hardwares com essa funcionalidade, estão: a câmera fotográfica, os pendrives e as telas touchscreen.

E aí, agora deu para entender tudo sobre hardware, né?

A operadora que facilita

A Dry não só facilita seu entendimento, como também sua conectividade, pois é uma operadora digital moderna e sem complicações, garantindo conexão forte em todo o país, além de diferenciais exclusivos.

Dry Telecom é a única operadora que dá até 25GB de bônus todos os meses e ainda te permite acumular os GB que não usar para o mês seguinte!

Seja Dry e faça parte da revolução da telefonia móvel!