Latência: o que é, como afeta a experiência online e como evitar

person

Dry Telecom

schedule

5 min. de leitura

date_range

Postagem: 09/08/2024

date_range

Atualização: 16/08/2024

Latência: o que é, como afeta a experiência online e como evitar
Acessibilidade:

Fala, Dry Lovers!

Se você já experimentou atrasos frustrantes em jogos online, travamentos em videochamadas ou interrupções irritantes no streaming de vídeos, provavelmente já sentiu os efeitos da latência na sua experiência online. Mas afinal, o que é latência e como ela afeta sua conexão? 

Preparamos este conteúdo para te explicar tudo sobre latência e te dar dicas valiosas para reduzir esse problema e ter uma conexão mais rápida e estável, para você aproveitar ao máximo seus jogos, vídeos e chamadas!

O que é latência?

Latência é o tempo que um pacote de dados leva para viajar de um ponto a outro na rede, ou seja, é o tempo de resposta da sua conexão à internet. Quanto maior a latência, maior o atraso na comunicação entre seu dispositivo e os servidores com os quais você está interagindo.

Pense em uma partida de pingue-pongue online: você envia a bolinha (o pacote de dados) para o outro lado da mesa (o servidor), e seu oponente precisa recebê-la e devolvê-la (a resposta do servidor) para que você possa continuar jogando. A latência é o tempo que a bolinha leva para ir e voltar, e quanto maior esse tempo, mais lenta e frustrante será a partida.

Como a latência afeta sua experiência online? 

A latência pode ser a grande vilã da sua experiência online, impactando diversas atividades que exigem uma conexão rápida e responsiva.

  • Jogos online: em jogos online, especialmente os competitivos, a latência pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Um atraso na resposta aos seus comandos pode fazer com que você perca aquele tiro certeiro, seja ultrapassado na corrida ou perca a oportunidade de marcar um gol;

  • Videochamadas: em videochamadas, a latência pode transformar uma conversa agradável em um diálogo truncado e frustrante. O áudio e o vídeo podem ficar dessincronizados, a imagem pode congelar ou a voz pode falhar, dificultando a comunicação e a interação;

  • Streaming de vídeo: quem nunca se irritou com o buffering no meio daquele filme emocionante ou da sua série favorita? A latência é a principal causa do buffering, que ocorre quando a velocidade da sua internet não é suficiente para acompanhar a reprodução do vídeo em tempo real;

  • Navegação na web: mesmo na navegação comum, a latência pode atrapalhar sua experiência. Sites podem demorar para carregar, links podem não responder e formulários online podem apresentar lentidão no envio das informações.

Dicas para reduzir a latência da sua conexão

Felizmente, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir a latência da sua conexão e ter uma experiência online mais fluida e agradável:

Mantenha seu celular atualizado

As atualizações de software não são apenas para trazer novos recursos e emojis divertidos. Elas também corrigem bugs, falhas de segurança e melhoram o desempenho do seu celular. É como dar um upgrade no seu aparelho sem gastar nada! 

Para isso, ative as atualizações automáticas para não perder nenhuma novidade e garantir que você esteja sempre protegido contra as últimas ameaças e vulnerabilidades. 

Use capinha e película de vidro

A gente sabe que o celular é quase uma extensão do nosso corpo, mas acidentes acontecem! Por isso, invista em uma capinha de proteção e película de vidro para proteger seu smartphone de quedas, impactos e arranhões. 

A capinha funciona como um airbag para o seu celular, absorvendo o impacto e protegendo a estrutura do aparelho. Já a película de vidro é como um escudo para a tela, evitando que ela trinque ou quebre em caso de quedas ou batidas.

Existem diversos modelos de capinhas e películas no mercado, desde as mais básicas até as mais sofisticadas, com proteção extra contra impactos e arranhões. Escolha a que melhor se adapta ao seu estilo e às suas necessidades.

Cuidado com as temperaturas extremas

Seu celular não é fã de calor intenso nem de frio congelante. Então, evite deixar o aparelho exposto ao sol por longos períodos ou em locais com temperaturas muito baixas, como dentro do carro em um dia quente ou no bolso da calça em um dia de inverno rigoroso. 

Temperaturas extremas podem danificar a bateria e outros componentes do celular, reduzindo sua vida útil e causando problemas de funcionamento.

Se você precisar usar o celular em um ambiente com temperatura extrema, tente mantê-lo na sombra ou em um local mais fresco. E nunca deixe o celular carregando em locais quentes ou abafados, pois isso pode aumentar o risco de superaquecimento.

BLOG: Web3: o futuro da conectividade

Carregador original é vida! 

Use sempre o carregador original do seu celular ou um carregador de qualidade compatível com o seu modelo. Carregadores piratas ou de baixa qualidade podem não fornecer a energia adequada para o seu celular, danificar a bateria e até mesmo causar acidentes, como curto-circuito ou incêndio.

Na hora de comprar um carregador, verifique se ele possui certificação de segurança e se é compatível com a voltagem e a amperagem do seu celular. E lembre-se: o barato pode sair caro!

Evite usar o celular enquanto ele carrega

Sabe aquela vontade de dar aquela olhadinha nas redes sociais ou responder uma mensagem enquanto o celular carrega? Resista à tentação! Usar o celular enquanto ele carrega pode superaquecer o aparelho e prejudicar a bateria, além de aumentar o tempo de carregamento.

Limpe regularmente a entrada do carregador e o conector do cabo

A gente sabe que a poeira e a sujeira adoram se esconder nos cantinhos mais inesperados, e a entrada do carregador e o conector do cabo do seu celular não são exceção! Essa sujeirinha toda pode causar mau contato, problemas de carregamento e até mesmo danificar seu aparelho. 

Por isso, limpe essas áreas regularmente com cuidado, usando um palito de dente ou um cotonete seco. Assim, você garante um carregamento eficiente e prolonga a vida útil do seu celular e da sua bateria.

Evite usar o celular em ambientes úmidos

Seu smartphone não é um peixe, ele não gosta de água! A umidade pode causar danos irreversíveis aos componentes internos do celular, como curto-circuitos e oxidação. Por isso, evite usar o celular na chuva, no banheiro ou em outros ambientes úmidos. 

Se você precisar usar o celular em uma situação dessas, use uma capa protetora à prova d'água ou, se possível, espere até estar em um ambiente seco.

Reinicie o celular regularmente

Reiniciar o celular de vez em quando é como dar um refresh na sua mente: ajuda a liberar a memória, fechar aplicativos em segundo plano que podem estar consumindo recursos e evitar travamentos. Isso contribui para um melhor desempenho do aparelho e pode até mesmo ajudar a economizar bateria.

Calibre a bateria periodicamente

A calibragem da bateria é como ajustar a bússola do seu celular, garantindo que a leitura do nível de carga esteja sempre precisa. Com o tempo, a bateria pode perder a capacidade de informar corretamente o nível de carga, mostrando que está cheia quando na verdade não está. 

A calibragem da bateria ajuda a corrigir esse problema e a manter a precisão da leitura. Consulte o manual do seu celular ou pesquise na internet para saber como realizar a calibragem da bateria do seu modelo específico.

Com essas dicas, você garante que seu smartphone esteja sempre em ótima forma e pronto para te acompanhar em todos os momentos!

Alta latência nunca mais!

A latência é um fator crucial para uma boa experiência online, especialmente em atividades como jogos, videochamadas e streaming. 

Ao seguir as nossas dicas e escolher um plano de internet como o da Dry, com alta velocidade e baixa latência, que garantem uma conexão mais rápida, estável e livre de interrupções. 

São até 20GB de bônus todos os meses e mais a garantia de acumular os GB não utilizados.

Vem pra Dry e experimente a diferença!