Semana do consumidor: veja dicas valiosas e confira uma oferta imperdível!
Começou uma das épocas mais importantes da internet e do comércio online: a Semana do Consumidor! Para entender tudo sobre ela, ganhar dicas valiosas e conferir uma oferta imperdível, fique por aqui!
A Semana do Consumidor é um evento muito significativo no calendário comercial global, pois marca a celebração e conscientização em torno dos direitos e interesses dos consumidores. Mas você sabe como ela surgiu?
Origem do Dia do Consumidor
Tudo começou lá atrás, em 15 de março de 1962, quando John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos na época, enviou uma mensagem por carta ao Congresso Nacional Norte-Americano, falando sobre os direitos dos consumidores.
Kennedy destacou quatro direitos:
-
direito à segurança;
-
direito à informação;
-
direito de escolha;
-
direito de ser ouvido.
Segue um trecho da carta:
"Eu enviei hoje ao Congresso uma mensagem especial sobre a Proteção do Interesse do Consumidor. Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de sermos protegidos contra propagandas e marcas fraudulentas e enganadoras — o direito de sermos protegidos contra remédios e outros produtos inseguros, insignificantes — o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos. Porém, a vida moderna é tão complexa que as leis atuais em livros estatutários são inadequadas para garantir esses direitos".
Após essa iniciativa do então presidente, foram gerados debates em todo o mundo, o que fez com que os governos de outros países olhassem com mais atenção para essa questão e dessem a importância necessária para a proteção ao consumidor.
A primeira comemoração do Dia do Consumidor
Mesmo com a carta de Kennedy, o primeiro Dia do Consumidor só foi comemorado em 15 de março de 1983. O ativista Anwar Fazal, presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, atual Consumers International, foi o responsável por transformar a data em uma comemoração.
Dia do Consumidor em diferentes visões
Apesar de existir um propósito histórico, há uma clara diferença no modo em que o Dia do Consumidor é utilizado.
Enquanto a Consumers International, os governos e outras associações aproveitam a data para defender os direitos da população, as lojas e os comércios, virtuais físicos, utilizam o dia como uma celebração, oferecendo descontos e promoções ao público.
Maior reconhecimento dos Direitos do Consumidor
Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) relembrou o discurso de Kennedy ao aprovar diretrizes para construir novas leis em benefício das relações de consumo.
Assim, os Direitos do Consumidor passaram a fazer parte das Diretrizes das Nações Unidas, fazendo com que eles ganhassem ainda mais reconhecimento e originalidade.
Dia do consumidor no Brasil No Brasil, alguns anos depois das diretrizes serem aprovadas, mais precisamente em 1991, o Dia do Consumidor passou a ser acompanhado pela instituição do Código de Defesa do Consumidor, na Lei n° 8.078, de 11 de março de 1991, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Do Dia do Consumidor para a Semana do Consumidor
Você pode estar se perguntando como o Dia do Consumidor virou a Semana do Consumidor. Bom, como dissemos acima, os comércios e negócios tratam o Dia do Consumidor como uma oportunidade de venda.
Entretanto, os comerciantes começaram a notar que depois das festas de fim de ano seus comércios sofriam uma baixa nas vendas. Foi aí que decidiram buscar a solução para esse problema e a encontraram.
O que era inicialmente para ser um dia de ofertas e promoções, se tornou, no Brasil, uma semana cheia de oportunidades, ou melhor: a Semana do Consumidor.
A mudança, desde então, tem ajudado todo mundo. Se por um lado os lojistas passam a vender mais, por outro, os consumidores podem aproveitar as promoções por mais tempo.
Dicas valiosas para aproveitar a Semana do Consumidor
Como vimos, a Semana do Consumidor é um período aguardado por muitos, pois oferece uma grande oportunidade para economizar em diversas compras. Mas não basta apenas estar disposto a aproveitar as ofertas, também é preciso ter estratégias.
Veja algumas dicas para te ajudar:
Faça um planejamento
Antes de começar a fazer suas compras durante a Semana do Consumidor, é importante fazer um planejamento:
-
liste os itens que você precisa ou deseja comprar;
-
estabeleça um orçamento para cada categoria;
-
pesquise os preços praticados por diferentes lojas.
Dessa forma, você estará preparado para aproveitar as ofertas sem extrapolar suas finanças.
Use cupons de desconto
Muitas lojas oferecem cupons de desconto durante a Semana do Consumidor. Por isso, procure por esses cupons em sites especializados ou diretamente nos sites das lojas de seu interesse.
Eles podem possibilitar uma economia a mais em suas compras, seja através de descontos percentuais ou de valores fixos.
Fique atento às condições de pagamento
Além dos descontos, verifique se as lojas oferecem condições especiais de pagamento, como, por exemplo, o parcelamento sem juros, para facilitar a compra de itens mais caros.
Esteja ciente dos seus direitos
Ao longo da Semana do Consumidor, é importante estar ciente dos seus direitos como consumidor. Então, certifique-se de que os produtos que você está comprando estão em conformidade com as normas de segurança e qualidade.
Além disso, verifique a política de trocas e devoluções da loja. Caso encontre algum problema com um produto ou serviço, não deixe de entrar em contato com o fornecedor para resolver a questão.
Avalie a reputação do vendedor
Antes de realizar a compra, verifique a reputação do vendedor ou da loja para garantir uma experiência de compra segura e confiável. Para isso, também pesquise avaliações de clientes anteriores.
Uma vez verificada a reputação do vendedor, você evita possíveis problemas, como produtos falsificados, serviços de má qualidade ou até mesmo golpes.
Leia as políticas de troca e devolução
Antes de finalizar uma compra, não deixe de ler e entender as políticas de troca e devolução da loja, para caso precisar fazer uma devolução depois, não passar por dores de cabeça.
Ao entender completamente as políticas de troca e devolução, você estará bem mais preparado para lidar com qualquer eventualidade que possa surgir, como um produto com defeito, por exemplo.
Considere compras futuras
A Semana do Consumidor não se resume apenas a compras imediatas. Você também pode aproveitar esse período para adquirir itens que serão necessários no futuro, como presentes de aniversário, produtos de uso sazonal ou até mesmo itens de uso diário que podem ser armazenados com segurança.
Não se deixe levar pelo impulso
Embora as promoções durante a Semana do Consumidor sejam atraentes, é importante não se deixar levar pelo impulso de comprar algo apenas porque está em oferta.
Portanto, avalie com cuidado se o item é realmente necessário ou se ele se encaixa no seu orçamento. Lembre-se de que economizar dinheiro também significa fazer compras conscientes.
Fique atento às ofertas
No decorrer da Semana do Consumidor, as empresas costumam oferecer uma variedade de descontos e promoções. Por isso, fique atento às ofertas em diferentes plataformas, como sites de compras online, redes sociais e newsletters de lojas.
Pesquise preços
Também não se esqueça de comparar os preços, dedicando um tempo para analisar diferentes lojas e plataformas para garantir que está fazendo o melhor negócio possível. Afinal, ninguém quer usar uma oferta e se arrepender depois.
Participe de sorteios e promoções extras
Algumas lojas podem oferecer sorteios ou promoções adicionais durante a semana do consumidor. Por isso, fique atento às oportunidades de participar e concorrer a prêmios ou benefícios extras.
Conclusão
Ficou mais do que evidente que a Semana do Consumidor é uma ótima oportunidade para economizar em suas compras e adquirir os produtos ou serviços que você tanto sonha em ter.
Fazendo o planejamento adequado, pesquisando a fundo e tendo consciência dos seus direitos como consumidor, você vai conseguir aproveitar ao máximo a Semana do Consumidor.
Oferta imperdível para você!
Depois de falarmos muito sobre a história da Semana do Consumidor e apresentarmos diversas dicas para aproveitá-la da melhor forma, é hora da melhor parte: as ofertas!
Então, se você é cliente Dry e está com o seu plano inativo ou com internet reduzida, temos uma oferta imperdível: Faça uma recarga e ganhe GB!
Veja a tabela para entender melhor:
Situação do plano |
O que você tem no plano |
Quantidade de GB que você ganha ao fazer uma recarga |
Ativo mas com internet reduzida |
Tem tudo do plano com velocidade reduzida |
4GB |
Inativo entre 1 e 15 dias |
Consegue receber e fazer ligações |
7GB |
Inativo entre 16 e 45 dias |
Consegue receber e fazer ligações |
10GB |
Inativo entre 45 e 75 dias |
Não consegue receber ligação e nem SMS |
15GB |
Inativo a mais de 75 dias (linha expirada) |
Perde o sinal e qualquer momento pode perder a linha |
15GB |
Importante: Os GB de bônus podem cair em até 5 dias úteis após a recarga.
Isso só é possível sendo cliente Dry Telecom! Muito mais do que uma operadora comum, ela é uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator), ou seja, uma operadora móvel virtual, e tem como objetivo revolucionar o cenário da telefonia móvel.
Para isso, entrega experiências únicas aos seus clientes, garantindo benefícios exclusivos a todos eles.
Vem para a operadora digital do momento! Vem para a Dry!