Sua operadora cobra fidelidade? Saiba como fugir desses planos!
Fidelização é uma palavra que sempre nos assombra, afinal, ninguém quer ficar preso a um serviço que não atende às necessidades só porque um contrato foi assinado, não é mesmo?
Muitas empresas oferecem benefícios que ficam só no papel, e no universo da telefonia isso não é diferente.
Ofertas com giga infinitos ou mega de internet são oferecidas o tempo todo com a contrapartida do “período de fidelidade”.
Mas você já analisou se esse tipo de serviço vale mesmo a pena? Os planos de fidelização em telefonia oferecem vantagens de verdade ou são lenda?
O que são planos de fidelidade?
Em troca de benefícios e vantagens, as empresas exigem de seus clientes permanência por tempo determinado, teoricamente, de forma gratuita.
Cada empresa oferece um programa diferente, podendo ser acúmulo de pontos ou até bônus para utilização.
Qual o período máximo da fidelização?
Como falamos no início do texto, ficar comprometido com um serviço ruim, apenas para cumprir as regras contratuais, é terrível, certo?
De acordo com a Resolução 632/2014 — Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o contrato de permanência para pessoa física é de no máximo 12 meses. Já para pessoa jurídica, o prazo pode ser diferente e negociado entre as partes.
De qualquer forma, a renovação automática para esse tipo de acordo contratual é terminantemente proibida.
Por isso, fique atento com a sua operadora quando o período de permanência estiver no fim. Aceitar um novo benefício pode motivar a renovação do plano de fidelidade.
E o cancelamento? Como funciona?
Cancelar o plano após o período de permanência isenta o cliente de qualquer cobrança adicional. Porém, caso queira encerrar o contrato de fidelidade dentro dos primeiros 12 meses, a multa será inevitável, seja ela integral ou proporcional. Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante a desistência do produto ou serviço adquirido em até sete dias, sem qualquer penalidade.
Porém o maior problema memorável no cancelamento é, na verdade, o desgaste emocional. Se você já tentou cancelar algum serviço, com certeza se recorda de ficar horas ao telefone, falando com diversos atendentes e, quando finalmente o problema parece chegar na resolução adequada, a ligação simplesmente cai. Lamentável!
Mas, calma: existe uma saída! Você já ouviu falar sobre operadoras virtuais?
Operadoras virtuais, também conhecidas como MVNOs (mobile virtual network operators), são empresas que oferecem serviços de telefonia móvel, mas que não possuem infraestrutura própria de rede. Esse modelo de negócio foi regulamentado pela Anatel em 2010.
Mas voltando ao tema principal do nosso texto: esse tipo de operadora de celular se destaca das operadoras tradicionais por não exigir fidelização.
As MVNOs oferecem serviços de telefonia para planos pré-pagos, com vantagens que só são encontradas nos planos pós-pagos.
Isso mesmo, um pré-pago possui ainda mais benefícios que um serviço pós-pago, e sem a menor necessidade de contratos de fidelização.
Empresas como a Dry Telecom inovam ao entregar benefícios e qualidade no sinal, sem precisar de acordo de fidelidade.
Pesquise e avalie as melhores opções de operadoras virtuais e saia do mesmo!
Agora nos conte: você já experimentou alguma operadora virtual?
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