Transtorno do Espectro Autista e São Paulo FC: uma relação campeã!
Neste último 2 de Abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o São Paulo FC reforçou mais uma vez o apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e trouxe novidades. Fique por aqui e confira!
O que é o Transtorno do Espectro Autista?
O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como Autismo, ou simplesmente como TEA, é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico de 1 a cada 36 pessoas, segundo a diretriz do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Ele pode ser identificado através de diversas características variáveis, como, por exemplo, a dificuldade de comunicação e interação social, o atraso no desenvolvimento motor, a presença de comportamentos repetitivos, entre outras.
Entretanto, é importante ressaltar que cada pessoa apresenta um comportamento individual em menor ou maior grau, de forma conjunta ou isolada das outras características.
Os Autistas na sociedade
Apesar da causa do Transtorno do Espectro Autista ter ganhado mais visibilidade ao longo dos últimos anos, as pessoas portadoras do autismo e suas famílias ainda enfrentam falta de apoio e assistência em muitos lugares.
O processo de inclusão dos autistas é recente, principalmente quando comparado à longa história de exclusão, o que deixa claro que ainda há muito a ser feito para criar ambientes verdadeiramente inclusivos e acessíveis para os autistas.
São Paulo FC e a inclusão!
Vendo o cenário e após ouvir famílias de crianças portadoras do autismo, o São Paulo FC inaugurou, no fim de 2023, a Sala TEA + Tricolor, um novo ambiente no MorumBIS, destinado a torcedores autistas.
O espaço, que conta com acomodação e regulação sensorial, foi desenvolvido em conjunto com a Spider e o Centro Lumi, empresas especializadas em projetos para pessoas do Transtorno do Espectro Autista.
Através dele, o São Paulo FC não só abraça uma causa de extrema importância, como também proporciona acolhimento para torcedores tão fundamentais para o clube.
Como funciona a Sala TEA + Tricolor?
Durante os jogos do tricolor no MorumBIS, os torcedores autistas podem se acomodar em cadeiras próximas à Sala TEA + Tricolor e ter a disposição uma linha de fones de ouvidos com abafadores de ruído, além de especialistas preparados para dar suporte em caso de alguma desregulação no aparelho.
Nos dias em que o MorumBIS não recebe jogos, a Sala TEA + Tricolor é utilizada para tratamentos oferecidos pelo Centro Lumi e destinados aos torcedores autistas. Os associados ao São Paulo FC têm desconto, inclusive.
Golaço tricolor!